Sexta, 22 de Outubro de 2021
°

-

Polícia Tocantins

Quadrilha interestadual especializada em furto de caminhonetes de luxo é presa pela Polícia Civil

A operação contou com apoio de policiais civis de Belém-PA e policiais rodoviários federais de Paraíso do Tocantins.

06/09/2021 às 17h25
Por: Ismael Leon Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Quadrilha interestadual especializada em furto de caminhonetes de luxo é presa pela Polícia Civil - Foto: SSP/Governo do Tocantins
Quadrilha interestadual especializada em furto de caminhonetes de luxo é presa pela Polícia Civil - Foto: SSP/Governo do Tocantins

Quatro homens suspeitos de integrarem uma associação criminosa responsável pela prática de furtos de caminhonetes de luxo, com uso de dispositivos eletrônicos e que agem em vários estados e também no Tocantins, foram presos, na noite dessa quinta-feira, 2, durante ação realizada por policiais civis da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA).

Durante a ação, que ocorreu por volta das 19 horas na BR-153, nas imediações da cidade de Paraíso do Tocantins, os policiais civis da DERFRVA de Palmas, comandados pelo delegado-chefe da unidade Rossílio Souza Correia, interceptaram e prenderam quatro indivíduos, os quais estavam conduzindo uma Toyota, SW4, ano 2017, que estava com placa clonada e havia sido furtada na cidade de Belém do Pará, no dia 15 de agosto de 2021. Na ocasião, também foi apreendido um veículo Jeep Renegade, que estava atuando como batedor da caminhonete.

De acordo com o delegado Rossílio Correia, o grupo atuava nos estados Tocantins, Pará, Maranhão e Goiás, furtando caminhonetes de luxo, com o uso de aparelhos eletroeletrônicos, sendo que, tais veículos, depois de subtraídos, eram adulterados e transportados para outras unidades da federação. Posteriormente, eram revendidos a receptadores, por um preço bem abaixo dos normalmente praticados no mercado.

“Com o intuito de enganar a fiscalização policial, havia um segundo veículo que vinha na frente do carro furtado e atuava como uma espécie debatedore tinha a missão de observar se não havia barreiras policiais. Se não houvesse empecilhos, o líder do grupo ligava para o motorista do veículo furtado e o informava que poderia passar tranquilamente”, afirmou a autoridade policial.

Conforme apontam as investigações da Polícia Civil, os presos são de alta periculosidade e especializados na prática de crimes contra o patrimônio, inclusive a maioria já responde há vários processos crimes. No momento da abordagem policial, o grupo tentou fugir, sendo necessário que policiais efetuassem disparos nos pneus do veículo, o que levou à detenção dos suspeitos.

Conduzidos à Central de Atendimento da Polícia Civil, em Paraíso, os quatros homens foram autuados em flagrante pelos crimes de associação criminosa, adulteração de sinal identificador de veículo e furto. Logo em seguida, eles foram recolhidos à Casa de Prisão Provisória da cidade, onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário.

Para o delegado Rossílio Correia, trata-se de uma ação exitosa, uma vez que mais um veículo de luxo furtado e clonado foi recuperado e outros quatros suspeitos foram retirados de circulação. “A Polícia Civil do Tocantins mais uma vez cumpriu seu papelinstitucional de desvendar crimes e recuperar o bem subtraído, bem como identificar e prender os autores. Estamos satisfeitos, uma vez que se trata de uma associação criminosa de alta periculosidade e que pode ter sido responsável por furtar dezenas de caminhonetes de luxo em vários estados. No entanto, as equipes da DERFRVA deram a resposta necessária, o que resultou no êxito da operação”, destacou a autoridade policial.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias